"O Grufalão" em Teatro de "Marionetas" - Atividade



"O Grufalão" é uma personagem única que nos cativou desde o primeiro momento, gostámos tanto da história (em rimas divertidas) e das personagens pitorescas, que decidimos fazer um pequeno teatro de marionetas, para recontarmos a história a todos que a quisessem ouvir.

® Jacarandá
O Grufalão é uma obra recomendada pelo PNL, da editora Jacarandá (Grupo Presença), e um dos livros mais procurados pelos pais e recomendado pelos professores. Podem ver mais informações sobre o livro aqui.


Para fazermos o nosso pequeno teatro utilizámos uma caixa de cartão de um brinquedo e decoramo-la a gosto.



Material utilizado para o Teatro:

- Cartolina de cores vivas,

- papel autocolante dourado,

- estrelinhas de madeira,

- pauzinho de madeira comprido,

- um pouco de tecido,

- escantilhão de letras,

- cola para papel e cola para tecido,

- tesoura,

- régua.


Material utilizado nas Marionetas:

- Personagens impressas em cartolina,

- pauzinhos de madeira compridos,

- película para plastificação (não é obrigatório)

- fita cola.


Começámos por forrar a caixa, recortando as cartolinas de cores vivas com o formato desejado. 


Fizemos a palavra "teatro," utilizando o escantilhão de letras sobre o papel autocolante, cortámos também umas tiras para colar nas laterais (para dar a ilusão de colunas). Colámos todos os elementos decorativos na caixa já forrada.




Para fazermos as cortinas, utilizámos um tecido com a medida do interior da caixa e dividimo-lo em duas partes iguais. Fizemos duas pequenas bainhas com cola de tecido: uma bainha na parte superior, onde colocamos um pauzinho de madeira para podermos fazer correr a cortina; uma bainha da parte de baixo para fazer o remate do tecido.





Para colocar as cortinas no teatro, fizemos um pequeno furo com o pauzinho de madeira que atravessou toda a caixa até sair na outra lateral. Por fim, colocámos as cortinas no pauzinho e já estava pronto o nosso teatro.

Para fazermos as marionetas, imprimimos as personagens em cartolina para ficarem mais resistentes, plastificámos, recortamos e colámos com fita cola nos pauzinhos de madeira. 

No final, brincámos com o teatrinho e arrancámos palmas da nossa assistência.









Comentários